Alimentos que ajudam nosso sistema imunológicos

 
Estudos realizados principalmente nestas duas últimas décadas têm sugerido que os alimentos ajudam o nosso sistema imunológico a recuperar lesões ou mesmo a prevenir ou diminuir infecções causadas por microorganismos. 
 
Mas porque os alimentos poderiam ter esta função? Assim como nós, as plantas evoluiram em um mundo que pode causar lesões a elas ou mesmo elas podem ser infectadas por microorganismos. Por isto, acredite as plantas também têm uma espécie de sistema imunológico 
 
Para se defender, as plantas desenvolveram e fixaram na sua genética e na sua fisiologia moléculas que auxiliam o sistema imune a sobreviver a infecções por microorganismos. Estas moléculas fazem parte dos chamados "compostos secundários" que as plantas produzem. Entre estes se destacam os polifenóis.
 
Os polifenóis incluem uma varidedade de moléculas quimicas como os flavonóides e os ácidos fenólicos, por exemplo. Estudos mostram que os polifenois possuem propriedades que ajudam a nos manter saudaveis, uma vez são antioxidantes, e também antiinflamatórios.
 
Aqui é importante salientar que quando dizemos que 'alimentos têm função antiinflamatória" não queremos dizer que eles substituem medicamentos que ingerimos quando estamos com um processo inflamatório agudo ou mesmo crônico. Quer dizer que eles entram "como reforço do nosso sistema imunológico" para combater lesões e infecções. 
 
Outra coisa importante de salientar é que, muitas destas moléculas, como é o caso dos polifenóis, não conseguem ser armazenadas dentro do nosso organismo. Por este motivo é que devemos comer todos os dias, frutas, saladas e legumes. 
 
Baseado na alimentação mais comum dos brasileiros, nós fizemos uma lista dos alimentos antiinflamatórios a partir de informações publicadas na literatura cientifica.  Aqui a gente compartilha esta lista com vocês. (LISTA DE 200 ESPÉCIES.pdf (365624).
 

A seguir nós selecionamos alimentos e temperos que estão presentes na dieta dos brasileiros e que possuem atividade antiinflamatória observada a partir da sua composição química (matriz quimica), e de estudos in vitro (com células) e in vivo (com animais e algumas vezes com sereshumanos).  Existem muitas outras moléculas nestes alimentos. É bom lembrar que, algumas moléculas de polifenóis também ocorrem em mais de um tipo de alimento. 
 
Observe os alimentos selencionados abaixo...cada vez que você os come..você está ingerindo estas moléculas. Depois, o seu sistema gastrointestinal vai selecionar o que e quanto ele vai absorver para dentro do seu corpo! 
 



 

 

 



Crie um site com

  • Totalmente GRÁTIS
  • Centenas de templates
  • Todo em português

Este site foi criado com Webnode. Crie um grátis para você também!